Os adversários do Operário na Série D do Campeonato Brasileiro serão em maior número e que apresentaram campanhas variadas em seus respectivos estaduais. A CBF confirmou ontem que o time ponta-grossense está no grupo 7, com cinco times, diferente do ano passado, quando o clube de Vila Oficinas esteve em uma chave com quatro equipes.

Os adversários do alvinegro na primeira fase da quarta divisão serão o Cerâmica, do Rio Grande do Sul, Cene, do Mato Grosso do Sul, Oeste de Itápolis e Mirassol, ambos de São Paulo. A julgar pelas campanhas nos Estaduais, a chave em que caiu a equipe de Amilton Oliveira pode ser apontado como uma das mais fortes da quarta divisão nacional.

DE NOVO Operário e Oeste de Itápolis, campeão do interior de São Paulo, adversário no ano passado, irão se enfrentar novamente este ano

DE NOVO Operário e Oeste de Itápolis, campeão do interior de São Paulo, adversário no ano passado, irão se enfrentar novamente este ano

Além do próprio Operário que fez a terceira melhor campanha do Paranaense, o grupo 7 ainda tem o campeão sul-matogrossense, o campeão do interior de São Paulo, além da equipe que chegou a liderar o mesmo campeonato (Mirassol, líder por algumas rodadas do Paulista). Destoa apenas o Cerâmica, do Rio Grande do Sul, atualmente na Segunda Divisão Gaúcha, e que obteve vaga na competição nacional através da Copa FGF, onde ficou com o vice-campeonato.

A estreia do alvinegro será diante o Mirassol, fora de casa, e o primeiro compromisso diante seu torcedor será no dia 24 de julho, contra o Cene.

O Oeste já é conhecido do Operário, já que ambos se enfrentaram na primeira fase da mesma Série D do ano passado. No retrospecto, o alvinegro paranaense leva vantagem por ter conseguido um empate sem gols em Itápolis e vencido por 1 a 0 no Germano Krüger.

Outro representante paranaense, o Cianorte, caiu no grupo 8, com Cruzeiro e Juventude, do Rio Grande do Sul, e Metropolitano (de Blumenau, eliminado pelo Operário na segunda fase no ano passado) e Brusque, da Santa Catarina. É deste grupo que sairá um eventual adversário do Operário, isto, claro, se o time de Ponta Grossa avançar na competição.

A Série D inicia no dia 17 de julho, com o mesmo regulamento do ano passado, com os times se enfrentando em turno e returno, avançando os dois melhores da cada grupo para a segunda fase, onde, em seguida, as equipes se enfrentam no esquema de mata-mata.

A disposição dos grupos da Série D do Campeonato ainda pode sofrer alterações, já que até segunda-feira os clubes participantes devem confirmar junto à CBF sua presença na competição.

Operário na Série D do Brasileiro

Grupo 7
Oeste/SP – Campeão do Interior de São Paulo
Cene/MS – Campeão sul-matogrossense
Mirassol/SP – 7º colocado no Paulista
Cerâmica/RS – integrante da 2ª Divisão e vice da Copa FGF
Operário/PR – 3º colocado no Paranaense

TABELA
17/07 – Mirassol x Operário
24/07 – Operário x Cene
31/07 – Cerâmica x Operário
14/08 – Operário x Oeste
28/08 – Oeste x Operário
04/09 – Operário x Cerâmica
11/09 – Cene x Operário
18/09 – Operário x Mirassol

Por Paula Schamne (Diário dos Campos – 18/5/2011).

Os comentários estão encerrados.