20100520-torcida-dcmais

Série D terá início no dia 18 julho e alvinegro terá como adversários São José, Joinville e Oeste, que fizeram boas campanhas nos estaduais; estreia será fora de casa no Rio Grande

O fim da ausência do Operário Ferroviário de competições nacionais já tem data para acabar. A CBF divulgou ontem a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro, e contrariando os indicativos, a competição terá seu início no dia 18 de julho.

O alvinegro caiu no grupo “A9”, e terá como adversários equipes que se destacaram nas competições estaduais. O time de Ponta Grossa irá enfrentar na primeira fase as equipes do Joinville, São José, do Rio Grande do Sul, e o Oeste, de Itápolis, São Paulo.

O time gaúcho, adversário da primeira rodada, fez boa campanha no Estadual, chegando às semifinais do segundo turno do Campeonato Gaúcho, sendo eliminado nos pênaltis pelo Pelotas. A partida entre São José e Operário acontece no dia 18, um domingo, às 16 horas no Estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre.

A primeira partida em casa do alvinegro será no dia 25 de julho, diante o Joinville. O reencontro da torcida alvinegra com o Fantasma será contra uma das mais tradicionais equipes de Santa Catarina. O Joinville foi vice-campeão catarinense deste ano, perdendo para o Avaí.

O terceiro compromisso do Operário na quarta divisão nacional será contra o Oeste, no dia 1º de agosto, no estádio Municipal dos Amaros, em Itápolis. A equipe do interior paulista foi bem na primeira divisão do estadual deste ano, ficando em nono lugar na primeira fase e alcançando as semifinais do chamado “Campeonato do Interior”.

A Série D será disputada por 40 clubes, em seis fases, divididos em dez grupos de quatro clubes, jogando entre si em turno e returno, dentro de cada grupo, classificando-se os dois primeiros lugares em cada grupo para a fase seguinte. Na segunda fase as equipes serão divididas em dez grupos de dois clubes cada, jogando entre si em ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se os vencedores de cada grupos. Na 3ª fase os dez times serão divididos em cinco grupos, jogando entre si em ida e volta.

Classificam-se os clubes vencedores de cada grupo e mais os três clubes melhores classificados como segundos. A 4ª fase terá os oito clubes divididos em quatro grupos, jogando no sistema mata-mata, ida e volta. As semifinais reúnem os quatro vencedores, que também se enfrentaram em um mata-mata, nos moldes anteriores, divididos em duas chaves, avançando os dois vencedores para a final.

TABELA DO OPERÁRIO NA SÉRIE D DO BRASILEIRO
18/07 – 16 horas São José x Operário
25/07 – 16 horas Operário x Joinville
01/08 – 16 horas Oeste x Operário
08/08 – 16 horas Operário x Oeste
15/08 – 16 horas Joinville x Operário
22/08 – 16 horas Operário x São José

Por Jeferson Augusto (DCMais – 20/05/2010).

Os comentários estão encerrados.