Se Operário vê desmanche de grupo do primeiro semestre, equipes do sul do país que disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro mantêm elenco e anunciam contratações

O Operário Ferroviário afirma ? através de seu presidente Carlos Roberto Iurk ? que irá sim disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, e que a partir da próxima semana é que irá traçar os planos para competição nacional.

Enquanto o alvinegro ainda não sabe como e quem terá em seu elenco para representar ? boa parte dos jogadores já fecharam com outras equipes, é caso de Serginho Catarinense, destaque do alvinegro no Paranaense e que irá defender a Chapecoense na Série C – outros integrantes da competição nacional e que devem ser adversários do time ponta-grossense já trabalham.

Equipes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possíveis rivais do Operário em uma primeira fase da competição já tem elenco e algumas contratações divulgadas. Do Rio Grande do Sul, Pelotas finalista da Taça Fabio Koff (torneio equivalente ao segundo turno do Campeonato Gaúcho) já anunciou que pretende manter a base do elenco que fez boa campanha no estadual. O time gaúcho tem doze nomes confirmados em seu elenco. Em Santa Catarina, o Metropolitano, de Blumenau, anunciou a contratação de um gerente administrativo para o clube e de quebra três reforços.

A lista de possíveis adversários do Operário em uma primeira fase da Série D seria completada por São José, do Rio Grande do Sul, Joinville, além do Iraty, que deve manter a base da boa campanha feita no Paranaense.

O que pode servir de alento ao Operário é o retrospecto da recente competição nacional. Criada no ano passado, a Série D do Brasileirão viu o São Raimundo, do Pará, ser o campeão. Com uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 50 mil mensais – especula-se que as despesas mensais do Operário no Estadual seria o dobro – a equipe encarou problemas financeiros durante o campeonato e só conseguiu se manter na reta final do torneio graças à ajuda estatal. O Alecrim, do Rio Grande do Norte, outro que subiu para a Série C, assim como o Operário oscilou antes de iniciar o campeonato nacional, mas acabou sendo bancado por empresários da cidade.

A CBF deu prazo até o dia 14 deste mês para as equipes com vaga na Série D anunciarem suas desistências. A competição nacional terá a primeira rodada no dia 18 de julho, e a última, no dia 14 de novembro.

Por jeferson Augusto (DCMais – 6/05/2010).

Os comentários estão encerrados.