Após 16 anos fora de uma competição nacional, o Operário Ferroviário retorna este ano a tão desejada Série D do Campeonato Brasileiro, que é o primeiro passo para “garantir” um calendário para o ano inteiro. Na tarde desta quarta-feira a CBF divulgou a tabela dos jogos – conforme previsto no estatuto do torcedor, antecedendo 60 dias da competição – tendo início para o dia 18 de julho, uma semana após o término do mundial na África do Sul.

No total são 40 times de todos os estados brasileiros, divididos em 10 grupos. O Operário está no grupo A9, junto com São José de Porto Alegre, Joinville de Santa Catarina, e o Oeste do estado de São Paulo. O outro paranaense na competição é o Iraty, do grupo A10, que enfrenta o Pelotas do Rio Grande do Sul, e os catarinenses Metropolitano e Marcílio Dias.

O Operário estréia na Série D contra o Esporte Clube São José na capital gaúcha no dia 18 de julho às 16:00h. Depois recebe no Germano Kruger o Joinville Esporte Clube no dia 25/07. Vai até a cidade de Itápolis-SP e enfrenta o Oeste no dia 1o. de agosto. Volta a casa dia 8/08 contra o Oeste novamente. Dia 15/08 joga contra o Joinville em Santa Catarina, e por último fecha a primeira fase em Ponta Grossa contra o São José dia 22/08.

Os dois melhores do grupo seguem para a segunda fase, de um total de 6 fases. O primeiro colocado do A9 enfrenta o segundo do grupo A10 (B9), e o segundo do A9 enfrenta o primeiro do A10 (B10), em partidas de ída e volta. Na terceira fase, os melhores dos grupos B9 e B10 se enfrentam em jogos de ída e volta (C5). A partir da quarta fase o campeonato deixa de ser regional.

A tabela completa da CBF pode ser visualizada neste link.

Por Diego Uczak (redação blog da torcida OFEC 19/05/2010).

Os comentários estão encerrados.